quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Iniciando com um Bom Dia!

Que tal começar relatando sua primeira experiência como tutor? Relate sensações, experiências e acontecimentos. Tente utilizar os recursos do blog (imagens, vídeos, links).

5 comentários:

  1. Para começar e ainda com o objetivo de testar o blog. Vou passar as minhas considerações, tenho apenas experiências pontuais em EAD, mas como aluno do que professor. Estou iniciando um projeto de curso em uma escola de gestão e o objetivo nesta formação e obter os conhecimentos para implementar este projeto da melhor forma possível.

    ResponderExcluir
  2. Fui tutora nos pólos de Sobral e Beberibe. As experiências foram bem diferentes mas pude perceber que os alunos têm interesse em aprender e buscam sempre associar o que estão aprendendo com as suas atividades práticas do dia-a-dia.

    ResponderExcluir
  3. Fiz o curso de formação de Tutor em EaD em 2009.2 fui tutora presencial no semestre passado (2011.1), da disciplina Empreendedorismo, em São Gonçalo do Amarante.
    Foi uma experiência ímpar para mim, pois pude colocar em prática o meu conhecimento teórico, obtido no curso de formação, no qual me encantei com a EaD.
    Considerei muito boa a comunicação e conhecimentos trocados com a maioria dos alunos nos 4 fóruns que desenvolvemos.
    Desencantei-me, um pouco, com alguns alunos que não demonstraram o interesse e dedicação necessários aos estudos para construção de seus portifólios.
    Mais ainda, com uma aluna que só esteve em sala de aula uma vez, no último dia do último encontro presencial para fazer a prova e queria a presença do dia anterior, para não ser reprovada por falta. Incrível!
    Assim como acontece na docência presencial, a qual exerço há alguns anos,pude confirmar que é baixo o percentual de alunos dedicados mesmo, que levam a sério seu estudo e realmente querem aprender e ser um bom profissional.
    Mesmo assim continuo empolgada com a docência, seja ela presencial ou EaD.

    ResponderExcluir
  4. Minha primeira experiência como tutor foi em 2008 para a UFC no curso de Administração. Foi para a disciplina de Marketing. Gostei. Mas, apesar de me esforçar para fazer bem feito, penso que poderia ter sido melhor do que foi, apesar do meu interesse. Depois praticamente todo semestre participei uma ou duas vezes e fui aperfeiçoando. Agora estou aprendendo mais. A fase melhor é a do aprendizado. Porque nela a gente se sente bem, melhor e mais solto e a possibilidade de contribuição é melhor.

    ResponderExcluir
  5. Oi pessoal, tudo bem?
    Minha primeira experiência como tutor ocorreu de forma paralela ao curso de formação inicial no semestre passado. Essa experiência conjunta possibilitou uma vivência prática de grande parte dos tópicos e discussões que eram desenvolvidos nos fóruns e chats.
    A ansiedade e a curiosidade, sem dúvida, foram alguns dos fatores que mais lembro ter sentido dias antes de iniciar a disciplina. Alguns questionamentos sobre as ponderações necessárias nas correções dos portfólios, a forma como deveria avaliar os comentários nos fóruns e a melhor maneira de envolver e motivar, cada vez mais, os alunos eram frequentes.
    Felizmente, com a colaboração da professora titular e dos ensinamentos compartilhados pelos demais colegas, considero minha primeira experiência um aprendizado ímpar. Um amadurecimento pessoal e profissional constante...
    Atualmente, estou tendo a oportunidade de acompanhar mais uma disciplina e colocar em prática os conhecimentos que agora serão compartilhados pelo curso de formação continuada.
    Forte Abraço,
    Leonardo Pinheiro

    ResponderExcluir