No primeiro fórum, os alunos "A" e "B" parecem ter feito pesquisa na web e transcreveram textos.
- O que foi positivo: estimulou os alunos, os quais responderam à provocação do fórum;
- O que precisa ser melhorado:
- como o tutor não interviu logo a seguir da primeira participação (do aluno A), o aluno B seguiu o mesmo padrão, ambos incidindo nos mesmos erros: não tiveram a preocupação de resumir as informações que obtiveram sobre buracos negros. Isso posto, não há um texto evolutivo com início, meio e fim, não atingindo assim, o objetivo desejado, o que precisa ser orientado pelo tutor para uma apresentação melhor;
- os alunos não fazem constar as fontes que pesquisaram (os endereços eletrônicos), o que além de poder ser confundido com plágio não favorece posterior consultas a quem se interessar possa.
Como tutora pediria a correção - aos dois alunos - de todos esses pontos.
No segundo fórum, a princípio, confundi o nome do aluno "Físico" com a profissão físico, já que o conteúdo sugere esse campo de trabalho, mas depois entendi. Talvez fosse de bom alvitre, para um próximo curso de “Formação Continuada de Tutores”, substituir esse nome.
O Físico aluno, na primeira postagem dá informações detalhadas, minuciosas, mas confusas.
Na resposta ao Físico, o tutor João intercede e direciona seu pedido, o que é benéfico e consegue captar de seu aluno uma resposta clara, consubstanciada e esclarecedora.
Em resumo, são exemplos de fóruns, um que não mostra a pronta intervenção do tutor e outro que evidencia uma boa atuação do tutor, que favorece o bom aprendizado.
Tanto um cenário, como outro, pode acontecer com facilidade em qualquer disciplina. O que importa é corrigir, sempre que notada alguma falha, mesmo não sendo imediatamente após a postagem, pois orienta as demais participações e eleva o nível do conteúdo postado e, consequentemente, a aprendizagem coletiva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário