Identifico-me sim, pois vivenciei cenários semelhantes. Em relação a duas alunas recebi os primeiros portfólios através da área pública, logo depois do primeiro encontro presencial, quando justificaram a contento seus atrasos.
Combinei com elas que haveria a redução das suas pontuações, face a impontualidade. Acredito que seja justa tal medida, para não reforçar o comportamento inadequado do atraso. As alunas ficaram satisfeitas e não houve prejuízo de seu resultado final.
No caso descrito, em disciplina ministrada pelo prof. Leonardo, o atraso me pareceu mais extenso do que a situação que mencionei, e com o agravante de ser aluna contumaz nos atrasos.
De qualquer maneira, conversaria mais profundamente com ela, ouviria suas razões, requerendo detalhes além dos já dados por mensagem.
Olhar nos olhos, ouvir a entonação da voz, a segurança em dar as informações, penso que seja favorecedor e até arrisco dizer, imprescindível para u'a melhor tomada de decisão por parte do tutor. É o nosso feeling e experiência atuando (como já me referi em outro momento).
Se não fosse convencida do merecimento por parte da aluna dessa benesse, não favoreceria, pois creio que faça parte do educar, o punir também (no caso não dar chance), esclarecendo - sem deixar dúvidas - as razões da postura tomada.
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