Trabalho de Auricio Oliveira e Simone Lima
Ao
final de uma disciplina em EaD temos um rico e complexo dossiê de
cada aluno. Ele se constitui de um material concreto, documentos
reunidos em fóruns, em portfólios, em chats nos encontros
presenciais, nas provas, etc.. Nas discussões presenciais ou à
distância, os professores/tutores incentivam a diversidade de
opiniões e ideias, de experiências e reflexões. Em processos de
compartilhamento e colaboração, vivenciamos fluxos de mediações
no ambiente virtual de aprendizagem.
Durante
uma disciplina, acompanhamos o desenvolvimento do aluno a partir de
observações, das participações, interações e análise de cada
atividade. Podemos instigá-lo a conhecer mais um determinado tema,
ou trazê-lo de volta pro ambiente de estudo, quando desmotivado.
Podemos dialogar com o aluno, de modo individual ou coletivamente.
Reunimos, assim, elementos para avaliar seu desempenho.
O
professor, historicamente, detém o monopólio da avaliação.
Cabendo a ele reconhecer as habilidades e competências de alunos
através da mensuração de desempenhos (avaliação
somativa), nas diversas atividades que cabem numa disciplina. Essa
concepção tradicional e seus resultados avaliativos – medidas de
desempenho, classificatórias,
presentes em provas, testes e exercícios – não apontam para uma
reflexão e aperfeiçoamento do processo ensino-aprendizagem.
Tornar
o aluno um cidadão protagonista do meio em que vive exige, dos
educadores, um novo olhar sobre fazer educação. O que é possível
se transformamos as práticas de avaliação em dispositivo de
relacionar o conhecimento à realidade/ necessidades do aluno. Se
queremos contribuir à formação de cidadãos críticos, para o
progresso pessoal dos alunos, que eles não saibam somente produzir
(savoir
faire)
mas, produzir e pensar – uma condição da sociedade em que vivemos
– necessitamos, pois, realizar mudanças significativas na didática
de ensino-aprendizagem – na forma de avaliar, na sua metodologia.
Um processo complexo, um desafio a ser vencido dia-a-dia, de modo
colaborativo. O ambiente virtual da aprendizagem pode ser o espaço
de experimentar essas mudanças. E o seu momento, pode ser o tempo de
cada disciplina que assumimos, como tutores/professores.
Importância
da auto-avaliação
A
auto-avaliação contribui para romper com o modelo tradicional de
educação. Ao promover um avaliação sobre todas as atividades
envolvendo os alunos, favorece tanto para que os estudantes
compreendam seus progressos durante o processo educativo, como também
para analisar a eficácia dos recursos pedagógicos empregados, quer
seja pela instituição ou pelos professores/tutores.
A
auto-avaliação é um convite para que os alunos reflitam sobre suas
dificuldades e êxitos. Serve também para pensar se as suas
expectativas que traziam no início do curso foram alcançadas.
Incluir os alunos no processo avaliativo, favorece a autonomia, a
autogestão, a co-responsabilidade pelos resultados alcançados no
processo de ensino-aprendizagem. A auto-avaliação do aluno é
também referência para a auto-avaliação do professor. O professor
pode observar se sua auto-imagem corresponde às
percepções que seus educandos tem dele. Um confronto saudável e
necessário, momento que os distintos olhares sobre a aprendizagem e
seus atores se cruzam.
Em
EaD a avaliação
prioriza os vários momentos do processo de ensino-aprendizagem,
cooperando com o seu aperfeiçoamento. Valoriza o desenvolvimento
individual e global do aluno, observando seus progressos alcançados,
utiliza diversos recursos didáticos nas atividades propostas, bem
como formas validadas de avaliação, etc. Mas, no decorrer de uma
disciplina, quais
ações podem ser feitas para que os alunos percebam o quanto eles
são importantes? Como estabelecer diálogos para que os alunos se
percebam como sujeitos da aprendizagem? Como o ensino à
distancia pode criar estratégias para que os alunos se avaliem
durante as atividades que realizam?
Em
situação de fórum: o
fórum é um espaço virtual privilegiado. Busca reunir todo o grupo
de alunos e promover uma discussão que levante questionamentos e
também acrescente novos conhecimentos à
reflexão
e aprendizagem do tema proposto. O fórum cria e fortalece laços
entre as pessoas e grupos. As discussões e interações abertas
enriquecem a qualidade da aprendizagem. Os alunos são protagonistas
e mediadores, devendo liderar parte das discussões, submetendo suas
reflexões de modo objetivo e sistematizado. Por que não avaliar um
fórum durante sua realização? Podemos, por exemplo, no
último
dia de discussão, colocar
como atividade aos participantes alguns questionamentos, que remetem
a auto-avaliação
do aluno: a)
o que considerou mais importante no debate? b) o que não
compreendeu? c) o que não interessou? Em situação de portfólio:
essa atividade é bastante valorizada pelos alunos. Momento de
tensões, de preocupações. O portfólio traz a marca de cada do
aluno. Ou do grupo. Nele vemos suas reflexões. As pesquisas e fontes
de informações, a escrita e criatividade autoral. Desse modo, o
portfólio revela também erros e dificuldades, etc. Uma
auto-avaliação
pode ser implementada nos moldes de um portfólio. Pode ser realizada
em pares ou individualmente. Pode ter como tema os conteúdos das
atividades de portfólio por eles realizadas, ao longo da disciplina.
O importante é que contenha
elementos mais importantes dos conteúdos estudados/pesquisados. Os
alunos podem também fazer auto-avaliação
sobre uma
atividade de Chat. Ao seu final, o tutor pode solicitar a cada aluno
um resumo sobre a atividade, destacando o tema que considerou mais
importante no bate-papo.
Acreditamos,
portanto, que a auto-avaliação,
quando realizada durante
as atividades de uma disciplina, pode fazer o aluno perceber o
quanto ele é importante no processo ensino-aprendizagem! A
auto-avaliação
pode oferecer, assim,
informações para que possamos compreender, entre outros aspectos,
o
ritmo pessoal de aprendizagem, a autonomia do aluno; o
domínio do conteúdo; análise
dos seus produtos, participação
nas atividades, a
exploração dos meios e ferramentas do ambiente de aprendizagem;
tempo dedicado aos
estudos; as dificuldades encontradas;
a integração com os colegas; novos interesses despertados.
Critérios
para a auto-avaliação: a medida que integra as atividades da
disciplina, pressupõe a participação de todos os alunos e deve ser
pontuada, como as demais atividades.
Cara Simone,
ResponderExcluirVc não poderia, por gentileza, editar aumentando a fonte para o seu trabalho?
Como está requer um esforço que dispersa a atenção que podemos dedicar ao excelente tema.
Obrigado.
Ou João, assim o farei... abraço!
ResponderExcluirPronto, João, acho que exagerei, mas de outro modo ficava pequeno ainda.
ResponderExcluirObrigado, Simone. Me debruçarei sobre o texto. É convidativo. Um abraço.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAurício e Simone,
ResponderExcluirO trabalho ficou bem interessante. A forma como vocês abordaram o tema nos leva a refletir os nossos passos dentro da EaD.
Muito bom!!!
A auto-avaliação nos leva a reforçar as nossas competências e talentos, além de definir limites e regras a serem seguidas.
ResponderExcluirCom isso nos tornamos responsáveis do aprendizado e desenvolvimento.
Esse texto nos leva a repensar o nosso papel.
Parabéns!
Caros Aurício e Simone,
ResponderExcluirquero parabenizá-los pela produção textual de excelente qualidade. O esmero na abordagem do tema proposto, quem como as reflexões por vocês apresentadas, de modo plural, contribuem para a reflexão de todos quanto as práticas implementadas em atividade turorial, em relação ao tema proposto, da avaliação.
Parabéns!
Aproveitando o excelente trabalho da equipe 02 (Ana Vládia, Elton e João), utilizamos os critérios por eles definidos para comentar o portfólio, incluindo itens não contemplados(*)e Menções .
ResponderExcluir1. Apresentação textual
- Formatação quanto à divisão do conteúdo(*)
Muito Bom; Para E, faltou subdividir o texto em subitens, como por exemplo, introdução ou prólogo; outros itens tendo como base os pontos requeridos pela atividade.
- Respeito a orientações sobre fonte, espaçamento, margens
Sem menção. Não houve orientação a ser seguida.
- Apresentação das Refs. Bibliográficas, de acordo com a ABNT
Insuficiente; Não constam referências bibliográficas
Estrutura textual
Excelente em todos os itens; Atendeu plenamente
- Inteligibilidade do texto
- Qualidade da escrita em si, respeitada a norma culta da linguagem
- Desenvolvimento propriamente dito
- Fechamento do texto de forma coerente
Desenvolvimento do tema
Excelente em todos os itens; Atendeu plenamente
- Estabelecimento de conexões lógicas entre os argumentos
- Objetividade de argumentação frente ao tema/posicionamento
- Estabelecimento de uma progressividade textual em relação à sequência lógica do pensamento
Emparelhamento e amadurecimento com os ensinamentos
- Relação do conteúdo escrito com as teorias explicitadas na aula vigente
Não houve aula sobre o tema; não foi atribuída menção
- Reflexões sobre o conteúdo (amadurecimento das ideias e diálogo entre o pensamento dos autores)
Insuficiente;Poderia ter havido indicação de autores
Originalidade e autoria
- Introdução de novidades à discussão: pensamentos de outros autores que não estão na aula (isso é exercitar a autonomia) e conexão entre eles, de modo a elencar um ponto novo (ainda não discutido)
Não houve aula sobre o tema; não foi atribuída menção
- Observações quanto às normas de direito autoral (originalidade do texto, precavendo-se de plágios, cópias, transcrições e outras más práticas)
Insuficiente; Não houve indicação de autores
Prazos
- Entrega do trabalho no dia marcado
Excelente
Uso de ilustrações(*)
Excelente; Figura bem escolhida, atrativa, com movimento
Resultado Final (*)Muito Bom; Média ponderada qualitativamente
Observações:
(*) Item adicionado aos critérios criados pela equipe 02
O trabalho foi considerado Muito Bom, apesar de alguns itens terem sido ausentes.
Eloisa e Leonardo
Avaliação ponto a ponto do trabalho publicado pela equipe 04 (Auriço, Simone) ANA VLÁDIA, ELTON, JOAO PRADO
ResponderExcluir1. Apresentação textual
• Respeito a orientações sobre fonte, espaçamento, margens
Embora não tenha havido orientação explícita, comprovou-se adequado.
• Apresentação das Referencias bibliográficas, quando e se aplicável, de acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)
Não foi aplicável, tento em vista o texto ter sido construído inteiramente pelos autores, não fazendo uso de citações.
2. Estrutura textual
• Inteligibilidade do texto
Excelente.
• Qualidade da escrita em si, respeitada a norma culta da linguagem;
Excelente.
• Introdução adequada ao tema/ posicionamento
Oportuna e adequada, como introdutória..
• Desenvolvimento propriamente dito
Muito boa. A autora vem crescendo a complexidade do princípio ao fim, culminando com o conteúdo de maior importância.
• Fechamento do texto de forma coerente
Visto no tópico anterior.
3. Desenvolvimento do tema
• Estabelecimento de conexões lógicas entre os argumentos
Muito hábil, demonstrando experiência e conhecimento do assunto.
• Objetividade de argumentação frente ao tema/posicionamento
Absoluta.
• Estabelecimento de uma progressividade textual em relação à seqüência lógica do pensamento
Comentado em 2 (Desenvolvimento propriamente dito).
4. Emparelhamento e amadurecimento com os ensinamentos
• Relação do conteúdo escrito com as teorias explicitadas na aula vigente
Adiantado ao seu tempo e espaço. Não tratamos do conteúdo em sala.
• Reflexões sobre o conteúdo (amadurecimento das idéias e diálogo entre o pensamento dos autores).
A autora generalizou sua experiência ao tratar do tema, distendendo seu amplo conhecimento e organizando suas idéias com liberdade e progressão.
5. Originalidade e autoria
• Introdução de novidades à discussão: pensamentos de outros autores que não estão na aula (isso é exercitar a autonomia) e conexão entre eles, de modo a elencar um ponto novo (ainda não discutido)
Sua originalidade consiste na contextualização ao nosso ambiente de EAD. Muitíssimo bom.
• Observação quanto às normas de direito autoral (originalidade do texto, precavendo-se de plágios, cópias, transcrições e outras más práticas)
Texto autêntico, facilmente perceptível pela linha da autora, demonstrada em suas participações nos fóruns.
6. Prazos
• Entregar do trabalho no dia marcado
Atendido.
NOTAS FINAIS: Bom de ler de aprender. Obrigado, SIMONE, pela visão.
ANA VLÁDIA ARAÚJO LIMA
ELTON CARLOS DA CUNHA CARNEIRO
JOÃO DA MOTTA PRADO FILHO
Obrigada, João, pela generosidade na avaliação de nosso trabalho, grande abraço
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