Atividade de Portfólio
Veja os comentários postados e faça uma resenha sobre a importância dos comentários dos tutores em atividades de portfólio. Procure perceber até que ponto os comentários postados ajudaram os cursistas a perceber os pontos positivos ou que precisavam ser melhorados. Em grupo disponibilize esses critérios no Diário de Bordo (Blog).
Resenha
De acordo com Luckesi (1995) a avaliação, como parte integrante das situações de ensino e aprendizagem, ainda é assunto de discussão em diversas áreas do conhecimento. Nesse sentido, objetiva-se nesta resenha avaliar a importância dos comentários - aula 01/tópico 03 - realizados pelos tutores sobre os trabalhos dos demais colegas do curso de formação continuada.
Apesar de algumas postagens não terem sido feitas (23%) e outras devidamente comentadas (23%), efetivou-se um levantamento geral de todas as postagens realizadas e comentadas (54%) por tutores e colegas sobre o tema em destaque: principais ações didáticas que os tutores devem desenvolver e planejar ao ministrar uma disciplina.
Foram apreciados todos os trabalhos postados e comentários correspondentes. Com base nessa análise, enumeraram-se as percepções, seguindo a categorização abaixo:
A – Enaltecimento de pontos positivos da postagem
B – Ausência de apontamentos de conteúdos não contemplados
C – Reforço à qualidade do trabalho postado
D – Manifestação quanto à concordância com as ideias colocadas
E – Orientação quanto a conteúdo a ser revisado, complementado
F – Introdução e fechamento do comentário, demonstrando investimento na avaliação
| No | Focos da postagem | Focos comentário do tutor | Categorias do comentário |
| 1 | Planejamento; Cuidado na seleção de materiais e recursos; Adequação da linguagem do material didático ao público-alvo; Definição de atividades para avaliação do entendimento do aluno; Seguiu a forma orientada para cumprimento da tarefa. | Confirmou ser essencial o planejamento das atividades e disponibilidade de recursos e de tempo p/ sucesso do curso; Breve comentário | A; B; D |
| 2 | Elaborou detalhadamente e minuciosamente a tarefa; Exauriu todos os pontos solicitados | Comentário extenso Elogiou pormenorizadamente conteúdo e forma do trabalho postado | A; C; D |
| 3 | Foi breve e conciso; Contemplou todas as partes, mas de forma superficial | Observou a sequencia do atendimento à tarefa; Elogiou o trabalho Comentário breve | A; C; D |
| 4 | Falou do âmbito técnico e do âmbito pedagógico das ações didáticas do tutor; Não observou os subitens da tarefa; Adicionou texto de outrem referente a uma parte da tarefa | Mostrou-se de acordo com o posicionamento do aluno; Adicionou texto sobre o assunto postado Comentário curto quanto ao conteúdo da postagem | B; D |
| 5 | Não se ateve às diversos subitens da tarefa; Fez reflexões gerais
| Expressou interesse pelas reflexões Comentário curto quanto ao conteúdo da postagem | B; D |
| 6 | Atendeu a todas as partes do trabalho; Foi detalhista em vários pontos | Registrou apreciação ao conteúdo postado; Adicionou um ponto não comentado Comentário breve | A; D |
| 7 | Elaborou detalhadamente e minuciosamente a tarefa; Exauriu todos os pontos solicitados | Comentário extenso, detalhado; Elogiou pormenorizadamente conteúdo e forma do trabalho postado | A; C; D; E; F |
Quadro 1 – Conteúdo postado versus comentários e categorias correspondentes
Fonte: Elaborado pelos autores, com base no formaçãocontínua/blogspot
Pode-se afirmar que o comentário 7 foi o mais completo dentre todos e seu padrão favorece o aprendizado.
Os comentários formulados, em grande parte, complementam as ideias anteriormente expostas, acrescentando novas perspectivas sobre o assunto ou aprofundando as já existentes. Algumas habilidades sobre as funções do tutor puderam ser enfatizadas, tais como: incentivar a participação do aluno, inserir novas formas de avaliação, incentivar à pesquisa, organizar e ser capaz de mediar.
Por outro lado, observou-se também que foram poucas as avaliações que tiveram algum tipo de retorno do autor da postagem (15,38%) ou interação dos demais colegas do curso.
REFERÊNCIAS
BLOGSPOT. Disponível em: http://formacaocontinuaufc.blogspot.com/2011/09/diario-de-bordo-parte-i.html#comments. Acesso em 9 Dez. 2011.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem: estudos e proposições. São Paulo: Cortez, 1995.
Eloisa Vilas Boas Rosas Greggio
Leonardo Victor de Sá Pinheiro
Pessoal,
ResponderExcluirParabéns pelo trabalho (deve ter dado muito trabalho), estas analises são importante para corrigirmos possíveis falhas que foram cometidas, nos próximos cursos podemos evita-la. Acho apenas que a categorização deveria ser mais explicada para facilitar o nosso entendimento.
abcs
Auricio.
A atividade foi muito bem feita.
ResponderExcluirAs estatísticas utilizadas são importantes para reforçar o que vivenciamos no dia-a-dia como tutores e para nos guiar a tomar as atitudes corretas.
Ter um texto como esse em mente nos ajuda a aperfeiçoar a nossa participação, além de incentivar os alunos da maneira correta.
Parabéns!
Avaliação ponto a ponto do trabalho publicado pela equipe 03 (Eloisa, Leonardo) ANA VLÁDIA, ELTON, JOAO PRADO
ResponderExcluir1. Apresentação textual
• Respeito a orientações sobre fonte, espaçamento, margens
Embora não tenha havido orientação explícita, o trabalho publicado apresenta adequação às normas de apresentação textual, no que diz respeito a espaçamento, entrelinhas, fonte e margens.
• Apresentação das Referencias bibliográficas, quando e se aplicável, de acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)
As referências estão de acordo com as normas da ABNT, com pequenas ressalvas acerca da pontuação.
2. Estrutura textual
• Inteligibilidade do texto
O texto apresentado respeita as condições de inteligibilidade, sendo claro e coeso, com seqüência correta dos argumentos.
• Qualidade da escrita em si, respeitada a norma culta da linguagem;
A escrita se apresenta adequadamente, com respeito a norma culta, sem jargões e coloquialidade.
• Introdução adequada ao tema/ posicionamento
Os autores introduziram o tema de maneira adequada, com posicionamento fundamentado.
• Desenvolvimento propriamente dito
Houve critério na exposição das características do tema proposto para a atividade.
• Fechamento do texto de forma coerente
Quanto a conclusão, caberia uma abordagem mais completa sobre as especificidades da avaliação proposta.
3. Desenvolvimento do tema
• Estabelecimento de conexões lógicas entre os argumentos
O tema fora abordado em correspondência com a proposta, com argumentos lógicos.
• Objetividade de argumentação frente ao tema/posicionamento
Os argumentos apresentados são de forte referencial teórico, embora pudessem ser ampliados.
• Estabelecimento de uma progressividade textual em relação à seqüência lógica do pensamento
O texto contém uma seqüência lógica e pontuada acerca do pensamento dos autores.
4. Emparelhamento e amadurecimento com os ensinamentos
• Relação do conteúdo escrito com as teorias explicitadas na aula vigente
O conteúdo apresentado mantém relação estreita com o ministrado nas aulas acerca do tema.
• Reflexões sobre o conteúdo (amadurecimento das idéias e diálogo entre o pensamento dos autores).
Poderia ter havido uma ampliação das reflexões teóricas com base no autor citado, bem como, com de outros autores da área.
5. Originalidade e autoria
• Introdução de novidades à discussão: pensamentos de outros autores que não estão na aula (isso é exercitar a autonomia) e conexão entre eles, de modo a elencar um ponto novo (ainda não discutido)
Foram respeitadas as normas de originalidade e autoria. No entanto, como antes ressaltado, poderiam ter sido ampliadas as reflexões teóricas.
• Observação quanto às normas de direito autoral (originalidade do texto, precavendo-se de plágios, cópias, transcrições e outras más práticas)
Foram respeitadas as normas de direito autoral, sem existência de plágios ou transcrições inadequadas.
6. Prazos
• Entregar do trabalho no dia marcado
A atividade fora entregue dentro do período estabelecido pelo tutor.
ANA VLÁDIA ARAÚJO LIMA
ELTON CARLOS DA CUNHA CARNEIRO
JOÃO DA MOTTA PRADO FILHO