sábado, 10 de dezembro de 2011

Trabalho Equipe 03 Eloisa e Leonardo - Tema: Na aula 01 – tópico 3

Atividade de Portfólio

Veja os comentários postados e faça uma resenha sobre a importância dos comentários dos tutores em atividades de portfólio. Procure perceber até que ponto os comentários postados ajudaram os cursistas a perceber os pontos positivos ou que precisavam ser melhorados. Em grupo disponibilize esses critérios no Diário de Bordo (Blog).

Resenha

De acordo com Luckesi (1995) a avaliação, como parte integrante das situações de ensino e aprendizagem, ainda é assunto de discussão em diversas áreas do conhecimento. Nesse sentido, objetiva-se nesta resenha avaliar a importância dos comentários - aula 01/tópico 03 - realizados pelos tutores sobre os trabalhos dos demais colegas do curso de formação continuada.

Apesar de algumas postagens não terem sido feitas (23%) e outras devidamente comentadas (23%), efetivou-se um levantamento geral de todas as postagens realizadas e comentadas (54%) por tutores e colegas sobre o tema em destaque: principais ações didáticas que os tutores devem desenvolver e planejar ao ministrar uma disciplina.

Foram apreciados todos os trabalhos postados e comentários correspondentes. Com base nessa análise, enumeraram-se as percepções, seguindo a categorização abaixo:

A – Enaltecimento de pontos positivos da postagem

B – Ausência de apontamentos de conteúdos não contemplados

C – Reforço à qualidade do trabalho postado

D – Manifestação quanto à concordância com as ideias colocadas

E – Orientação quanto a conteúdo a ser revisado, complementado

F – Introdução e fechamento do comentário, demonstrando investimento na avaliação

No

Focos da postagem

Focos comentário do tutor

Categorias do comentário

1

Planejamento;

Cuidado na seleção de materiais e recursos;

Adequação da linguagem do material didático ao público-alvo;

Definição de atividades para avaliação do entendimento do aluno;

Seguiu a forma orientada para cumprimento da tarefa.

Confirmou ser essencial o planejamento das atividades e disponibilidade de recursos e de tempo p/ sucesso do curso;

Breve comentário

A; B; D

2

Elaborou detalhadamente e minuciosamente a tarefa;

Exauriu todos os pontos solicitados

Comentário extenso

Elogiou pormenorizadamente conteúdo e forma do trabalho postado

A; C; D

3

Foi breve e conciso;

Contemplou todas as partes, mas de forma superficial

Observou a sequencia do atendimento à tarefa;

Elogiou o trabalho

Comentário breve

A; C; D

4

Falou do âmbito técnico e do âmbito pedagógico das ações didáticas do tutor;

Não observou os subitens da tarefa;

Adicionou texto de outrem referente a uma parte da tarefa

Mostrou-se de acordo com o posicionamento do aluno;

Adicionou texto sobre o assunto postado

Comentário curto quanto ao conteúdo da postagem

B; D

5

Não se ateve às diversos subitens da tarefa;

Fez reflexões gerais

Expressou interesse pelas reflexões

Comentário curto quanto ao conteúdo da postagem

B; D

6

Atendeu a todas as partes do trabalho;

Foi detalhista em vários pontos

Registrou apreciação ao conteúdo postado;

Adicionou um ponto não comentado

Comentário breve

A; D

7

Elaborou detalhadamente e minuciosamente a tarefa;

Exauriu todos os pontos solicitados

Comentário extenso, detalhado;

Elogiou pormenorizadamente conteúdo e forma do trabalho postado

A; C; D; E; F

Quadro 1 – Conteúdo postado versus comentários e categorias correspondentes

Fonte: Elaborado pelos autores, com base no formaçãocontínua/blogspot

Pode-se afirmar que o comentário 7 foi o mais completo dentre todos e seu padrão favorece o aprendizado.

Os comentários formulados, em grande parte, complementam as ideias anteriormente expostas, acrescentando novas perspectivas sobre o assunto ou aprofundando as já existentes. Algumas habilidades sobre as funções do tutor puderam ser enfatizadas, tais como: incentivar a participação do aluno, inserir novas formas de avaliação, incentivar à pesquisa, organizar e ser capaz de mediar.

Por outro lado, observou-se também que foram poucas as avaliações que tiveram algum tipo de retorno do autor da postagem (15,38%) ou interação dos demais colegas do curso.

REFERÊNCIAS

BLOGSPOT. Disponível em: http://formacaocontinuaufc.blogspot.com/2011/09/diario-de-bordo-parte-i.html#comments. Acesso em 9 Dez. 2011.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem: estudos e proposições. São Paulo: Cortez, 1995.

Eloisa Vilas Boas Rosas Greggio

Leonardo Victor de Sá Pinheiro

3 comentários:

  1. Pessoal,

    Parabéns pelo trabalho (deve ter dado muito trabalho), estas analises são importante para corrigirmos possíveis falhas que foram cometidas, nos próximos cursos podemos evita-la. Acho apenas que a categorização deveria ser mais explicada para facilitar o nosso entendimento.

    abcs

    Auricio.

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  2. A atividade foi muito bem feita.
    As estatísticas utilizadas são importantes para reforçar o que vivenciamos no dia-a-dia como tutores e para nos guiar a tomar as atitudes corretas.
    Ter um texto como esse em mente nos ajuda a aperfeiçoar a nossa participação, além de incentivar os alunos da maneira correta.
    Parabéns!

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  3. Avaliação ponto a ponto do trabalho publicado pela equipe 03 (Eloisa, Leonardo) ANA VLÁDIA, ELTON, JOAO PRADO



    1. Apresentação textual

    • Respeito a orientações sobre fonte, espaçamento, margens

    Embora não tenha havido orientação explícita, o trabalho publicado apresenta adequação às normas de apresentação textual, no que diz respeito a espaçamento, entrelinhas, fonte e margens.

    • Apresentação das Referencias bibliográficas, quando e se aplicável, de acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)

    As referências estão de acordo com as normas da ABNT, com pequenas ressalvas acerca da pontuação.

    2. Estrutura textual

    • Inteligibilidade do texto

    O texto apresentado respeita as condições de inteligibilidade, sendo claro e coeso, com seqüência correta dos argumentos.

    • Qualidade da escrita em si, respeitada a norma culta da linguagem;

    A escrita se apresenta adequadamente, com respeito a norma culta, sem jargões e coloquialidade.

    • Introdução adequada ao tema/ posicionamento

    Os autores introduziram o tema de maneira adequada, com posicionamento fundamentado.

    • Desenvolvimento propriamente dito

    Houve critério na exposição das características do tema proposto para a atividade.

    • Fechamento do texto de forma coerente

    Quanto a conclusão, caberia uma abordagem mais completa sobre as especificidades da avaliação proposta.

    3. Desenvolvimento do tema

    • Estabelecimento de conexões lógicas entre os argumentos

    O tema fora abordado em correspondência com a proposta, com argumentos lógicos.

    • Objetividade de argumentação frente ao tema/posicionamento

    Os argumentos apresentados são de forte referencial teórico, embora pudessem ser ampliados.

    • Estabelecimento de uma progressividade textual em relação à seqüência lógica do pensamento

    O texto contém uma seqüência lógica e pontuada acerca do pensamento dos autores.

    4. Emparelhamento e amadurecimento com os ensinamentos

    • Relação do conteúdo escrito com as teorias explicitadas na aula vigente

    O conteúdo apresentado mantém relação estreita com o ministrado nas aulas acerca do tema.

    • Reflexões sobre o conteúdo (amadurecimento das idéias e diálogo entre o pensamento dos autores).

    Poderia ter havido uma ampliação das reflexões teóricas com base no autor citado, bem como, com de outros autores da área.


    5. Originalidade e autoria

    • Introdução de novidades à discussão: pensamentos de outros autores que não estão na aula (isso é exercitar a autonomia) e conexão entre eles, de modo a elencar um ponto novo (ainda não discutido)

    Foram respeitadas as normas de originalidade e autoria. No entanto, como antes ressaltado, poderiam ter sido ampliadas as reflexões teóricas.

    • Observação quanto às normas de direito autoral (originalidade do texto, precavendo-se de plágios, cópias, transcrições e outras más práticas)

    Foram respeitadas as normas de direito autoral, sem existência de plágios ou transcrições inadequadas.


    6. Prazos

    • Entregar do trabalho no dia marcado

    A atividade fora entregue dentro do período estabelecido pelo tutor.




    ANA VLÁDIA ARAÚJO LIMA
    ELTON CARLOS DA CUNHA CARNEIRO
    JOÃO DA MOTTA PRADO FILHO

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