terça-feira, 6 de dezembro de 2011


Que critérios podem ser elencados para avaliar uma atividade de fórum?

Ao analisar a participação no fórum devemos verificar se o aluno não saiu do tema proposto. Devemos também avaliar a capacidade do aluno de organizar os seus argumentos. Outro ponto importante está relacionado às características do aluno, ou seja, o seu interesse em participar do fórum, a quantidade de participações, a interação com outros alunos, entre outros aspectos.

Uma solução para isso seria organizar parâmetros, como por exemplo, participação passiva (participações que não contribuem para a discussão), contribuição isolada, contribuição questionadora, contribuição debatedora e contribuição sintetizadora. Esses parâmetros podem ser moldados pelo tutor e o mesmo pode atribuir pontos para cada um deles.

O fórum é uma importante ferramenta para o desenvolvimento de diversas estratégias didáticas e ajuda a minimizar e organizar o trabalho do tutor de acompanhamento dos alunos, daí a importância de um critério de avaliação bem definido.

2 comentários:

  1. Kamila, em resumo você ressaltou como critérios para avaliar uma atividade de fórum:
    a) manutenção do tema proposto;
    b) interesse em participar;
    c) quantidade de participações;
    d) interação com outros alunos.
    Adicionalmente alterta que deveriam haver parâmetros, e cita:
    1. participação passiva (não contributiva);
    2. contribuição isolada;
    3. contribuição questionadora;
    4. contribuição debatedora; e
    5. contribuição sintetizadora.
    Sentimos falta em relação aos parâmetros 2 a 5, de definições mais claras, como fez no item 1. Poderia complementar? Seria interessante exemplificar também.
    Consideramos atrativa a ideia do tutor atribuir pontos para cada um dos parâmetros.
    Como disse, é importante ter um critério de avaliação de fóruns. As formas qualitativas e quantitativas de avaliar vão se completar, correto?
    Agradecemos as sugestões e incitações à reflexão.
    Eloisa e Leonardo

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  2. Avaliação ponto a ponto do trabalho publicado pela equipe 01 (Kamila) ANA VLÁDIA, ELTON, JOAO PRADO



    1. Apresentação textual

    • Respeito a orientações sobre fonte, espaçamento, margens

    Embora não tenha havido orientação explícita, o trabalho publicado apresenta adequação às normas de apresentação textual, no que diz respeito a espaçamento, entrelinhas, fonte e margens.

    • Apresentação das Referencias bibliográficas, quando e se aplicável, de acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)

    Não houve necessidade de se fazer esta avaliação.

    2. Estrutura textual

    • Inteligibilidade do texto

    O excesso de objetividade prejudicou um pouco.

    • Qualidade da escrita em si, respeitada a norma culta da linguagem;

    Normal.

    • Introdução adequada ao tema/ posicionamento

    Não houve, a rigor, um concatenamento início – meio – fim.

    • Desenvolvimento propriamente dito

    Vide observação acima.

    • Fechamento do texto de forma coerente

    Razoável, porém sem profundidade suficiente.

    3. Desenvolvimento do tema

    • Estabelecimento de conexões lógicas entre os argumentos

    Pouco aprofundado.

    • Objetividade de argumentação frente ao tema/posicionamento

    Boa, ainda que superficial.

    • Estabelecimento de uma progressividade textual em relação à seqüência lógica do pensamento

    Razoável.

    4. Emparelhamento e amadurecimento com os ensinamentos

    • Relação do conteúdo escrito com as teorias explicitadas na aula vigente

    Não houve uma evolução teórica sobre o assunto nas aulas apresentadas, de modo que fica prejudicada esta avaliação.

    • Reflexões sobre o conteúdo (amadurecimento das idéias e diálogo entre o pensamento dos autores).

    Não há citação de autores, embora haja um amadurecimento de idéias por parte da autora. Deveria demonstrá-las melhor, entretanto.


    5. Originalidade e autoria

    • Introdução de novidades à discussão: pensamentos de outros autores que não estão na aula (isso é exercitar a autonomia) e conexão entre eles, de modo a elencar um ponto novo (ainda não discutido)

    Os destaques quanto às formas de participação nos fóruns foram bons. Entretanto, como mencionado, faltou o aprofundamento.

    • Observação quanto às normas de direito autoral (originalidade do texto, precavendo-se de plágios, cópias, transcrições e outras más práticas)

    Não foram indicadas as fontes das citações quanto às naturezas das participações nos fóruns. Fica a dúvida. É criação da autora ou ela se valeu de algum ensinamento cuja fonte não foi reportada?


    6. Prazos

    • Entregar do trabalho no dia marcado

    A atividade fora entregue dentro do período estabelecido pelo tutor.



    ANA VLÁDIA ARAÚJO LIMA
    ELTON CARLOS DA CUNHA CARNEIRO
    JOÃO DA MOTTA PRADO FILHO

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