Que critérios podem ser
elencados para avaliar uma atividade de fórum?
Ao analisar a participação no fórum devemos verificar se o aluno não saiu do tema proposto. Devemos também avaliar a capacidade do aluno de organizar os seus argumentos. Outro ponto importante está relacionado às características do aluno, ou seja, o seu interesse em participar do fórum, a quantidade de participações, a interação com outros alunos, entre outros aspectos.
Ao analisar a participação no fórum devemos verificar se o aluno não saiu do tema proposto. Devemos também avaliar a capacidade do aluno de organizar os seus argumentos. Outro ponto importante está relacionado às características do aluno, ou seja, o seu interesse em participar do fórum, a quantidade de participações, a interação com outros alunos, entre outros aspectos.
Uma solução para isso seria
organizar parâmetros, como por exemplo, participação passiva (participações que
não contribuem para a discussão), contribuição isolada, contribuição questionadora,
contribuição debatedora e contribuição sintetizadora. Esses parâmetros podem
ser moldados pelo tutor e o mesmo pode atribuir pontos para cada um deles.
O fórum é uma importante
ferramenta para o desenvolvimento de diversas estratégias didáticas e ajuda a
minimizar e organizar o trabalho do tutor de acompanhamento dos alunos, daí a
importância de um critério de avaliação bem definido.
Kamila, em resumo você ressaltou como critérios para avaliar uma atividade de fórum:
ResponderExcluira) manutenção do tema proposto;
b) interesse em participar;
c) quantidade de participações;
d) interação com outros alunos.
Adicionalmente alterta que deveriam haver parâmetros, e cita:
1. participação passiva (não contributiva);
2. contribuição isolada;
3. contribuição questionadora;
4. contribuição debatedora; e
5. contribuição sintetizadora.
Sentimos falta em relação aos parâmetros 2 a 5, de definições mais claras, como fez no item 1. Poderia complementar? Seria interessante exemplificar também.
Consideramos atrativa a ideia do tutor atribuir pontos para cada um dos parâmetros.
Como disse, é importante ter um critério de avaliação de fóruns. As formas qualitativas e quantitativas de avaliar vão se completar, correto?
Agradecemos as sugestões e incitações à reflexão.
Eloisa e Leonardo
Avaliação ponto a ponto do trabalho publicado pela equipe 01 (Kamila) ANA VLÁDIA, ELTON, JOAO PRADO
ResponderExcluir1. Apresentação textual
• Respeito a orientações sobre fonte, espaçamento, margens
Embora não tenha havido orientação explícita, o trabalho publicado apresenta adequação às normas de apresentação textual, no que diz respeito a espaçamento, entrelinhas, fonte e margens.
• Apresentação das Referencias bibliográficas, quando e se aplicável, de acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)
Não houve necessidade de se fazer esta avaliação.
2. Estrutura textual
• Inteligibilidade do texto
O excesso de objetividade prejudicou um pouco.
• Qualidade da escrita em si, respeitada a norma culta da linguagem;
Normal.
• Introdução adequada ao tema/ posicionamento
Não houve, a rigor, um concatenamento início – meio – fim.
• Desenvolvimento propriamente dito
Vide observação acima.
• Fechamento do texto de forma coerente
Razoável, porém sem profundidade suficiente.
3. Desenvolvimento do tema
• Estabelecimento de conexões lógicas entre os argumentos
Pouco aprofundado.
• Objetividade de argumentação frente ao tema/posicionamento
Boa, ainda que superficial.
• Estabelecimento de uma progressividade textual em relação à seqüência lógica do pensamento
Razoável.
4. Emparelhamento e amadurecimento com os ensinamentos
• Relação do conteúdo escrito com as teorias explicitadas na aula vigente
Não houve uma evolução teórica sobre o assunto nas aulas apresentadas, de modo que fica prejudicada esta avaliação.
• Reflexões sobre o conteúdo (amadurecimento das idéias e diálogo entre o pensamento dos autores).
Não há citação de autores, embora haja um amadurecimento de idéias por parte da autora. Deveria demonstrá-las melhor, entretanto.
5. Originalidade e autoria
• Introdução de novidades à discussão: pensamentos de outros autores que não estão na aula (isso é exercitar a autonomia) e conexão entre eles, de modo a elencar um ponto novo (ainda não discutido)
Os destaques quanto às formas de participação nos fóruns foram bons. Entretanto, como mencionado, faltou o aprofundamento.
• Observação quanto às normas de direito autoral (originalidade do texto, precavendo-se de plágios, cópias, transcrições e outras más práticas)
Não foram indicadas as fontes das citações quanto às naturezas das participações nos fóruns. Fica a dúvida. É criação da autora ou ela se valeu de algum ensinamento cuja fonte não foi reportada?
6. Prazos
• Entregar do trabalho no dia marcado
A atividade fora entregue dentro do período estabelecido pelo tutor.
ANA VLÁDIA ARAÚJO LIMA
ELTON CARLOS DA CUNHA CARNEIRO
JOÃO DA MOTTA PRADO FILHO