CRITÉRIOS PARA AVALIAR UMA ATIVIDADE DE PORTFÓLIO
PRELIMINARES - Ao avaliar uma atividade que resulte numa postagem em portfólio, deve-se considerar que o procedimento é assíncrono. Isto implica que a expectativa pode ser ampliada com relação ao resultado, diferentemente dos procedimentos síncronos, como chat ou mesmo síncrono-assíncrono como o fórum. Nestes últimos mencionados (chat e fórum) há a possibilidade da interação simultânea (chat) ou quase simultânea (fórum), dependendo do nível de relacionamento aluno-tutor no ambiente, bem como da disponibilidade temporal dos dois atores.
Concluindo esta preliminar, no trabalho de portfólio o aluno tem mais tempo de pesquisar, escrever de forma mais elaborada, conversar com os colegas sobre seus pontos de vista, assim como com o próprio professor.
AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO – As considerações contidas nas PRELIMINARES colocam o trabalho para depósito em portfólio numa categoria muito própria, com requisitos específicos, conseqüentemente, para professores-tutores e alunos e demandantes de boa apreciação e orientação prévia entre alunos e professores-tutores.
Vamos enumerar alguns deles, que nos chamam a atenção, categorizando-os:
1. Apresentação textual
• Respeito a orientações sobre fonte, espaçamento, margens;
• Apresentação das Referencias bibliográficas, quando e se aplicável, de acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
2. Estrutura textual
• Inteligibilidade do texto;
• Qualidade da escrita em si, respeitada a norma culta da linguagem;
• Introdução adequada ao tema/ posicionamento;
• Desenvolvimento propriamente dito;
• Fechamento do texto de forma coerente.
3. Desenvolvimento do tema
• Estabelecimento de conexões lógicas entre os argumentos;
• Objetividade de argumentação frente ao tema/posicionamento;
• Estabelecimento de uma progressividade textual em relação à seqüência lógica do pensamento.
4. Emparelhamento e amadurecimento com os ensinamentos
• Relação do conteúdo escrito com as teorias explicitadas na aula vigente;
• Reflexões sobre o conteúdo (amadurecimento das idéias e diálogo entre o pensamento dos autores).
5. Originalidade e autoria
• Introdução de novidades à discussão: pensamentos de outros autores que não estão na aula (isso é exercitar a autonomia) e conexão entre eles, de modo a elencar um ponto novo (ainda não discutido);
• Observação quanto às normas de direito autoral (originalidade do texto, precavendo-se de plágios, cópias, transcrições e outras más práticas).
6. Prazos
• Entrega do trabalho no dia marcado.
ANA VLÁDIA ARAÚJO LIMA
ELTON CARLOS DA CUNHA CARNEIRO
JOÃO DA MOTTA PRADO FILHO
Este texto ficou bem didático e será bastante útil para as correções de trabalhos futuros de portfólios. Seria legal também comentar sobre os portfólios em grupo, como poderíamos avaliar as participações individuais de cada membro, temos a mesma dificuldade em trabalhos de grupos no ensino presencial.
ResponderExcluirparabéns ao grupo,
Auricio.
Pessoal,
ResponderExcluirO trabalho realmente ficou muito bom. O levantamento dos principais pontos a serem considerados na análise do portfólio vai ajudar a tonar algo que pode ser um pouco subjetivo em uma avaliação mais objetiva e direta, evitando, assim, algumas injustiças.
A forma como a equipe pontuou o trabalho (desde o início até a conclusão) foi bastante explicativo e prático, demonstrando ao final como os pontos levantados podem contribuir para uma maior transparência nas correções e entendimento do aluno.
Excelente...Parabéns a todos!!!!
Leonardo
Eloisa
Esses passos podem ser seguidos para ajudar na avaliação. Podemos dar uma pontuação para cada tópico e assim corrigir a atividade com maior objetividade.
ResponderExcluirMuito interessante e como comentei no trabalho anterior, devemos ter essas recomendações sempre em mente.
Muito bom trabalho.
Caros Ana Vládia, Elton e João,
ResponderExcluirA produção de vocês de forma didática tras o "passo a passo" de um procedimento avaliativo de portfólio. A ponto forte da reflexão de vocês, sem dúvida, foi a preocupação de deixar claras as "regras do jogo", não deixando o aluno a mercê de julgamentos subjetivos.
Parabéns!