Foram aproveitados os itens sugeridos para reflexão, no texto da aula, por terem sido considerados apropriados, objetivos e bem formulados.
O que fazer antes de começar a disciplina?- Pensar os conteúdos programáticos a serem desenvolvidos;
- Listar e formatar de maneira viável: textos, sequência, duração (h/a);
- Definir os recursos didáticos necessários (equipamentos, tecnologia, ferramentas virtuais, acessórios de comunicação, referências bibliográficas) e outros.
- Dependendo do “andar da carruagem”, nível de conhecimento anterior da turma, necessidades, requerimentos, gaps de conhecimento, e evolução propriamente dita, incrementar com novas indicações textuais (artigos, matérias jornalísticas, adições de fontes bibliográficas, vídeos, charges, mensagens);
- Trabalhar os conflitos por ventura surgidos;
- Manter a proposta do fórum, através de chamadas, estímulos, provocações, indagações;
- Conduzir da melhor forma possível a linha de trabalho proposta com base nos objetivos formulados para a disciplina;
- Balizar o percurso em andamento.
- Participar e acompanhar todos os dias, com prontidão (tempo mínimo possível e máximo de 24 hrs) os comentários, indagações, esclarecimentos solicitados, mantendo a motivação dos que estão participando e estimular os que estão omissos faltosos ou infrequentes;
- Evitar o absenteísmo (utilizando a linguagem organizacional);
- Manter o foco da proposta da aula (conteúdo a ser desenvolvido);
- Atingir os objetivos propostos.
- Relembrar os participantes sobre a data do chat, apesar de constar como atividade da aula;
- Colocar avisos (mensagens) de chamada, por email, no AVA, favorecendo a participação de todos;
- Ficar antenado às dificuldades que surgirem para minimizá-las ao máximo, tipo (fuga do foco do chat, conflitos nas interações, saídas abruptas, retornos ou ingressos retardatários “perdendo ou distorcendo o foco do chat);
- Estimular o progresso da linha de pensamento em evolução, maximizando e aproveitando tudo o que surgir, durante o chat, e que for benéfico para tal;
- Ao final do chat, dentro do prazo estimado, encaminhar para a finalização e;
- Avaliar , ainda durante o chat, a participação (dar feedback), de forma coletiva, de forma breve;
- Agradecer e finalizar a atividade;
- Comentar a posteriori mais a miúde, se considerar produtivo para fins de crescimento dos participantes.
- Através de planilhas, avaliar as atividades individualmente, atribuindo notas, de acordo com os critérios adotados e explicitados a todos no início da disciplina;
- Concluir sobre a aprovação ou não de cada participante, de acordo com os resultados obtidos em cada etapa;
- Encaminhar a planilha para conhecimento e providências do prof. Conteudista.
Adições além dos itens apresentados no texto da aula:
Reflexões finais (particulares)- Autoavaliar-se sobre toda a disciplina, identificando os pontos fortes e fracos no que diz respeito à sua participação, formas de condução, esboçando e construindo possíveis sugestões/alterações para uma próxima experiência nessa e/ou outra disciplina;
- Propor-se a fazer melhor, com menos desgaste (se for o caso), maximizando os ápices e minimizando as falhas favorecidas pelo aprendizado.
- Compartilhar, se considerar de bom alvitre, com pessoas-chave que enriquecerão o processo de ensino-aprendizagem, favorecerão melhoras e poderão intervir/solucionar para evitar situações futuras indesejáveis ou contornáveis se medidas forem tomadas a contento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário