quarta-feira, 5 de outubro de 2011

AÇÕES DIDÁTICAS DO TUTOR PARA DESENVOLVER E PLANEJAR , AO MINISTRAR UMA DISCIPLINA

Foram aproveitados os itens sugeridos para reflexão, no texto da aula, por terem sido considerados apropriados, objetivos e bem formulados.
O que fazer antes de começar a disciplina?
  • Pensar os conteúdos programáticos a serem desenvolvidos;
  • Listar e formatar de maneira viável: textos, sequência, duração (h/a);
  • Definir os recursos didáticos necessários (equipamentos, tecnologia, ferramentas virtuais, acessórios de comunicação, referências bibliográficas) e outros.
Durante a disciplina em situações de fórum?
  • Dependendo do “andar da carruagem”, nível de conhecimento anterior da turma, necessidades, requerimentos, gaps de conhecimento, e evolução propriamente dita, incrementar com novas indicações textuais (artigos, matérias jornalísticas, adições de fontes bibliográficas, vídeos, charges, mensagens);
  • Trabalhar os conflitos por ventura surgidos;
  • Manter a proposta do fórum, através de chamadas, estímulos, provocações, indagações;
  • Conduzir da melhor forma possível a linha de trabalho proposta com base nos objetivos formulados para a disciplina;
  • Balizar o percurso em andamento.
Durante a disciplina em situações de mensagens?
  • Participar e acompanhar todos os dias, com prontidão (tempo mínimo possível e máximo de 24 hrs) os comentários, indagações, esclarecimentos solicitados, mantendo a motivação dos que estão participando e estimular os que estão omissos faltosos ou infrequentes;
  • Evitar o absenteísmo (utilizando a linguagem organizacional);
  • Manter o foco da proposta da aula (conteúdo a ser desenvolvido);
  • Atingir os objetivos propostos.
Durante a disciplina em situações de chat?
  • Relembrar os participantes sobre a data do chat, apesar de constar como atividade da aula;
  • Colocar avisos (mensagens) de chamada, por email, no AVA, favorecendo a participação de todos;
  • Ficar antenado às dificuldades que surgirem para minimizá-las ao máximo, tipo (fuga do foco do chat, conflitos nas interações, saídas abruptas, retornos ou ingressos retardatários “perdendo ou distorcendo o foco do chat);
  • Estimular o progresso da linha de pensamento em evolução, maximizando e aproveitando tudo o que surgir, durante o chat, e que for benéfico para tal;
  • Ao final do chat, dentro do prazo estimado, encaminhar para a finalização e;
  • Avaliar , ainda durante o chat, a participação (dar feedback), de forma coletiva, de forma breve;
  • Agradecer e finalizar a atividade;
  • Comentar a posteriori mais a miúde, se considerar produtivo para fins de crescimento dos participantes.
Ao final da disciplina?
  • Através de planilhas, avaliar as atividades individualmente, atribuindo notas, de acordo com os critérios adotados e explicitados a todos no início da disciplina;
  • Concluir sobre a aprovação ou não de cada participante, de acordo com os resultados obtidos em cada etapa;
  • Encaminhar a planilha para conhecimento e providências do prof. Conteudista.
Adições além dos itens apresentados no texto da aula:
Reflexões finais (particulares)
  • Autoavaliar-se sobre toda a disciplina, identificando os pontos fortes e fracos no que diz respeito à sua participação, formas de condução, esboçando e construindo possíveis sugestões/alterações para uma próxima experiência nessa e/ou outra disciplina;
  • Propor-se a fazer melhor, com menos desgaste (se for o caso), maximizando os ápices e minimizando as falhas favorecidas pelo aprendizado.
Compartilhamento das reflexões (com outrem)
  • Compartilhar, se considerar de bom alvitre, com pessoas-chave que enriquecerão o processo de ensino-aprendizagem, favorecerão melhoras e poderão intervir/solucionar para evitar situações futuras indesejáveis ou contornáveis se medidas forem tomadas a contento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário