Caros colegas,
Visando darmos continuidade as atividades propostas, segue minha produção textual referente ao portfólio 01:
Saber utilizar de forma adequada a tecnologia disponível, acompanhar frequentemente o desenvolvimento dos alunos e conduzir os diálogos visando uma aprendizagem colaborativa e autônoma são algumas das principais competências exigidas do tutor. De acordo com Carvalho (2007, p.10) “estas competências aumentam o nível de exigência destes alunos desencadeando um processo contínuo de busca pela melhoria da qualidade e novas estratégias de aprendizagem”.
Levando-se em consideração as diversas ações desenvolvidas pelo tutor, Authier (1998) acredita que estes professores/tutores são produtores quando elaboram suas propostas de cursos; conselheiros quando acompanham os alunos, parceiros quando constroem com os especialistas em tecnologia abordagens inovadoras de aprendizagem. Diante disso, o tutor, ao exercer seu papel de motivador, gerenciador e mediador, é de fundamental importância para a qualidade e o sucesso da aprendizagem no curso a distância.
A compreensão das ações múltiplas exercidas pelo tutor na EaD poderá abrir um espaço para revermos as composições implementadas até o momento, proporcionando novas soluções para um melhor rendimento. Cabe ao tutor unificar a linguagem em EaD do curso, alinhando o projeto político-pedagógico ao público alvo e aos recursos humanos disponíveis. Atuando diretamente com os alunos, o tutor observa os obstáculos no processo de aprendizagem, propondo novas estratégias e realizando avaliações constantes durante o processo.
Referências
AUTHIER, Michel. Le bel avenir du parent pauvre. In Apprendre à distance. Le Monde de L’Éducation, de la Culture et de la Formation – Hors-série – France, Septembre, 1998.
CARVALHO, Ana Beatriz . Os Múltiplos Papéis do Professor em Educação a Distância: Uma Abordagem Centrada na Aprendizagem In: 18° Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste – EPENN. Maceió, 2007.
Nenhum comentário:
Postar um comentário