Principais ações didáticas que os tutores devem desenvolver e planejar ao ministrar uma disciplina
Não sou pedagogo, como gostaria de ser. Mas também não sou psicólogo, teólogo ou outras coisas mais que eu poderia e talvez gostasse de ser. Ao invés disto sou Administrador e Contador, além de outras coisas também, que não são relevantes aqui citar.
O fato é que penso que todo professor deveria ser pedagogo. Estas especializações, exten-sões, pós-graduações (a qualquer nível: mestrado, doutorado) incorporam conhecimentos novos mas não substituem os conhecimentos de formação, graduação. Tenho exemplos vários disto.
Sua formação básica tem um significado ímpar na sua atuação, independente do que veio depois.
Portanto, como Administrador posso e falo, além de ajo, bem em planejamento.
Então: sempre, antes de lidar com conteúdos ou encontros presenciais, me preparo bastante e a isto poderia chamar planejamento. Esforço-me (o máximo que posso dizer, dentro da minha humildade) pedagogicamente.
O que faço, na prática:
- Foco-me na minha necessidade maior: trabalhar e manter um clima, comigo mesmo e na expectativa do encontro, pessoal ou à distância, humano e respeitador, este meu principal objetivo;
- Com base neste filtro, procuro me antecipar bastante na familiarização e amplitude com o tema. Seja ele tema antigo, conhecido, “de domínio”, seja novo. Com os an-tigos renovo a visão, amplio, melhoro; com os novos aprofundo-me, expando. Pre-ciso alcançar um sentimento de que esteja amplamente favorável a qualquer inter-locução, de forma amena, agradável, segura, contributiva;
- Procuro construir material didático “limpo”, sem rebuscos, simples, compatível com o tema que se vai abordar, em ambiente, cores, impacto;
- Trabalho nesta construção de forma singela. Em sendo uma ferramenta eletrônica, como o POWER-POINT, tenho sempre em conta que ela significa PONTO DE FORÇA. Portanto, para cada slide que elaboro tenho em mente que ele é um PON-TO DE FORÇA. Ou seja, não é um ocupador de espaço. Deve ser um tópico subs-tancial, normalmente pequeno e conclusivo, que ao ler tenha como discorrer am-plamente. Devem ser poucos. Minha interação com eles e com os alunos deve ser muita. Procuro abrir de forma impactante e fechar de forma comunicativa humana, com agradecimentos;
- Procuro fazer diariamente encontros virtuais, através do fórum. Entendo que a pe-dagogia da aproximação é o que pode manter uma turma coesa e com sensação de pertencimento e realidade. E REALIDADE é fundamental em EAD;
- Procuro sempre uma visão original do material que está sendo discutido. Por e-xemplo, se vou falar de ADAM SMITH, tenho que conhecer mesmo a obra princi-pal dele: RIQUEZA DAS NAÇÕES. Não posso simplesmente comentar. Se vou comentar sobre CHARLES BABBAGE, tenho que conhecer uma importantíssima obra dele, escrita no século 18, sobre o estágio do desenvolvimento das indústrias da Inglaterra e da França. Não basta apenas comentar. Se vou falar sobre KUHN e a ciência tenho que conhecer algo mais sobre ele. Tenho que agregar valor. Ou seja, entendo que não devemos ser professores de livros didáticos, mas de livros funda-mentais. Livros didáticos são complementos auxiliares. Não podemos apoiar nossos conhecimentos neles, pois muitas vezes são insuficientes, ainda que nossos ensina-mentos devam e possam passar por eles;
- Faço contato com os tutores presenciais antecipadamente, a fim de apresentar-me a aproximar-me, ao mesmo tempo que solicito as instalações e a tecnologia requerida;
- Nos encontros presenciais pretendo antecipar todas as dificuldades para o curso, como métodos de avaliações, explicações sobre fóruns e portfólios, expectativas de horários, tudo para fortalecer os laços e possibilitar posições firmes durante a cami-nhada;
- Sou a favor da pedagogia da seriedade e honestidade. “Honesto comigo, honesto contigo”. Exceções a regras e normas, se houverem, devem ser fundamentadas no merecimento e na análise do desempenho. Nada de “quebrar galhos”. Assim fazen-do entendo que a relação torna-se respeitável e os alunos aprendem a ouvir e aceitar nãos, continuando a te respeitar e aceitar, mesmo que não sejam favorecidos. Assim devem ser comigo, também;
- Procuro manter as avaliações feitas e atualizadas semanalmente, a fim de que os alunos tenham possibilidade de acompanhar seu desempenho. Mantenho planilhas organizadas (PLANEJAMENTO) para isto desde o princípio do curso, com seus nomes importados do SOLAR e espaços e fórmulas já preparados para até o fim do curso. Isto me possibilita, a qualquer momento, quando solicitado por qualquer aluno, analisar a conveniência e possibilidade de agir nesta ou naquela di-reção;
- Mantenho diariamente atualizadas minhas correspondências com os alunos, na área de mensagens, a fim de que eles se sintam num ambiente educativo realmente. E não num símbolo de ambiente educacional;
- Nas minhas avaliações de fóruns e portfólios SEMPRE analiso autenticidade dos textos. Detecção de vícios e fraudes de autoria são levadas muito a sério e cuidado-samente, e refletidas na avaliação com a mesma seriedade, buscando educar para evitar ocorrências futuras. Estas fraudes estão arraigadas, lamentavelmente, inclu-sive entre professores, mestres e doutores e vejo com muita preocupação estas prá-ticas desonestas. As combato com firmeza. Se a sociedade e o homem não forem autênticos, estaremos mais e mais caminhando em direção a pessoas despersonali-zadas, desalmada, desumanizadas. Não podemos permitir;
- Estou sempre aberto a rever posturas e orientações, sem medo de mudar para me-lhor e disposto, mesmo, a aceitar críticas pelo comportamento desta natureza.
POR ISTO E TUDO MAIS NÃO ACEITO TURMAS COM MAIS DE 20 ALUNOS. Recentemente fui envolvido, à última hora e em condições especiais, em uma turma com mais. FUTURAMENTE não aceitarei, definitivamente, qualquer turma até que saiba, efe-tivamente, o quantitativo de alunos envolvidos.
OBRIGADO PELA OPORTUNIDADE DE ESCREVER E APRENDER. Quando a gente escreve, a gente aprende consigo próprio e com o texto que botamos no pa-pel, que conta muita história, para os outros e para si, pois estão repletas de experiências e vivências. São, como se pode dizer, “rememorâncias”. Por esta e outras é que combato, veemente, qualquer cópia da Internet, livros etc.
Caro João,
ResponderExcluirPrimeiramente, gostaria de parabeniza-lo pela concatenação das ideias expostas no texto. A forma organizada e envolvente que coloca seus pensamentos torna o texto ainda mais agradável de ser lido.
Suas ações práticas como tutor demonstra, facilmente, muita transparência, dedicação e comprometimento com todos os atores (professor, tutor, suporte técnico, alunos, etc.) envolvidos no processo de EaD.
Os cuidados adotados para a preparação (PLANEJAMENTO) da disciplina como, por exemplo, a busca por um conhecimento mais aprofundado sobre o conteúdo, os cuidados na apresentação do power-point e o contato feito antecipadamente com o tutor presencial enfatizam, ainda mais, o respeito merecido que devemos ter aos nossos alunos. Devemos sempre lembrar que estamos formando profissionais que, possivelmente, serão futuros líderes, gestores e administradores de empresas que colocarão em prática os conhecimentos adquiridos com a nossa colaboração.
Não obstante aos cuidados adotados antes da disciplina iniciar, ressalto, ainda, a seriedade e a pontualidade para acompanhar todo o desenvolvimento da mesma (pontualidade nas correções dos portfólios), sem deixar de lado a interação e a proximidade com os alunos. Poder acompanhar o desenvolvimento, a evolução e o amadurecimento de perto é, sem dúvida, uma das grandes satisfações da nossa profissão.
Finalizando, sua postura aberta para receber novas contribuições e orientações demonstra grande flexibilidade e interesse em aperfeiçoar suas técnicas e metodologias adotadas. Precisamos, inicialmente, termos essa visão abrangente para, em seguida, formamos além de profissionais, cidadãos para um novo mundo.
Atenciosamente,
Leonardo Pinheiro
Obrigado por sua apreciação, um abraço.
ResponderExcluirCaro colega,
ResponderExcluirQuero parabeniza-lo pela maneira dedicada como conduz sua prática docente, é um exemplo para todos.
Sua preocupação antecipada de estar plenamente ciente do conteudo da disciplina demonstra de sua parte compromisso com os alunos, com a instituição que representar.
A forma como conduz o ensino para seus alunos nos faz pensar o quanto ainda devemos melhorar como tutor, pois sua capacidade de doar-se ou empenhar-se na aprendizagem dos alunos é algo único de um ser humano comprometido com a ética profissional.
Fraternalmente,
Elton