Antes de começar a disciplina:
O Tutor deve de acordo com a ementa definir o período do curso a a carga horária, bem como deve ser organizada a disciplina nos módulos que irão compô-la;
Em seguida deve definir os Critérios de avaliação, as atividades pedagógicas a serem utilizadas e a valorização por escore, e definir qual o escore de aprovação;
Deve definir o cronograma das atividades e preparar o material das aulas presenciais;
Para cada atividade pedagógica, deve elaborar o material didático e as avaliações a serem aplicadas aos alunos.
Durante a disciplina em situações de fórum:
o tutor deverá contribuir com questionamentos provocativos e motivadores de aprendizagem. Faça uma leitura e organize mensagens únicas que contemplem comentários próximos.
Durante a disciplina em situações de mensagens:
O Tutor deve verificar diariamente todas as mensagens recebidas e dar retorno. Criar e organizar mensagens padrão para facilitar a interação e agilidade nas respostas.
Durante a disciplina em situações de chart:
O Tutor deve identificar quais os alunos que não estão participando da discussão e instigar para que o mesmo partilhe as suas opiniões. Deve está sempre atento ao desvios dos assuntos a serem tratados na sessão e corrigir o rumo das discussões.
Ao final da disciplina:
O Tutor deve de parabenizar a todos os alunos pelas contribuições e gradecer a sua participação.
Aurício,
ResponderExcluirPercebi que você segue todas as etapas necessárias para começar a disciplina. Incentivando a participação do aluno com questionamentos sobre o assunto, com pesquisas e com organização visando o bem-estar do aluno e o aprendizado. A utilização de mais de um critério de avaliação é importante, pois a avaliação escrita nem sempre consegue captar o conhecimento do aluno. E o mais importante, parabenizar e agradecer o aluno, mostrando que ele é essencial para que tudo isso ocorra.
Parabéns pelos seus comentários.
Kamila.
Agradecer é sempre importante, a todos. Mas sempre devemos cuidar de evitar a subserviência. Cuidados com a relação INSTITUIÇÃO X CLIENTE (tão prevalescente), mercantilizando a relação ensino-aprendizagem etc. etc. etc., não é mesmo Kamila?
ResponderExcluirQuanto à essencialidade, não só o aluno é importante para que isto ocorra, mas todos os atores que estão juntos com o educador. E o engrandecimento do aluno, nesta circunstância, faz por diminuir a participação dos outros. Atentemos para isto.