sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Ações didáticas de um tutor

Ao tratarmos de ações didáticas que um tutor deve executar no processo de ensino em Ead tratamos de dois âmbitos: o técnico, que trata do conhecimento da disciplina e o âmbito pedagógico.
No âmbito técnico o tutor deve ter pleno conhecimento do conteúdo da disciplina e dos participantes. Posteriormente, com as informações da disciplina em mãos, deverá fazer um planejamento e avaliar a sua didática.
Quanto ao âmbito pedagógico: O mesmo poderá utilizar diferentes recursos tecnológicos, que vão desde aos materiais impressos às modernas tecnologias da comunicação e informação, porém sua principal atribuição em quaisquer das modalidades é proporcionar aos alunos a integração e interação com a proposta pedagógica do curso.
O tutor deverá ainda, ter a capacidade de realizar uma integração dos conteúdos trabalhados ao longo das disciplinas do curso. É necessário que ele tenha amplo conhecimento de sua função; que ele seja conhecedor de requisitos e estratégias que possam dar sustentação à sua atuação, de maneira que os conteúdos não se percam ou fiquem desconexos, mas tenham consistência suficiente para constituírem-se em um quadro que contemple o corpo de conhecimentos exigidos para cada curso.
Quanto a questão gráfica nas atividade tutorias coloco este exemplo do artigo: EXPLICITAÇÃO GRÁFICA DE HABILIDADES DE TUTORIA EM CURSOS MEDIADOS nPOR TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO.

Primeiramente os atores, que são os sujeitos inseridos no processo de aprendizagem. Segue uma definição das ferramentas ou canais de comunicação que estes atores utilizam. Estas ferramentas ou canais são as tradicionais – telefone, por exemplo – como também as mediadas por computador. O capítulo traz uma definição de conteúdo – material de apoio a aprendizagem, uma lista de regras utilizadas neste processo. Apresenta também, um conjunto de habilidades necessárias para que o tutor possa interagir com os alunos. Estas habilidades estão divididas em funções a atitudes. A figura a seguir representa de forma simplificada estes elementos.

Um comentário:

  1. Concordo com o posicionamento do colega Elton, acerca das diversas habilidades exigidas do Tutor no exercício da EaD. Sobre o tema e, a título de complementação, trago uma excelente explanação de Marta Melo de Oliveira, com a qual concordo plenamente:

    O tutor de cursos online é constantemente desafiado à construção de novas maneiras de ensinar e aprender, através do uso de toda potencialidade que as tecnologias de informação e comunicação modernas podem oferecer. Além disso, deve estar consciente de que a realidade virtual é diferenciada da realidade presencial e solicita uma docência específica e pertinente que reconheça as quatro funções distintas para os diversos cursos mediados pelos computadores: pedagógica, social, gerencial e técnica.

    A função pedagógica do tutor online envolve fazeres significativos no campo pedagógico, que são:
    a) auxiliar os alunos na exploração dos materiais do curso;
    b) praticar intervenções que estimulem a criticidade dos alunos;
    c) planejar e propor estatégias;
    d) traçar objetivos;
    e) construir planos de estudo.

    A função social do tutor é incentivar a formação de comunidades virtuais, motivando os alunos a sentirem prazer nas práticas interativas ou colaborativas.

    Na função gerencial, o tutor assume a posição de administrador do curso na Web, garantindo o bom andamento do curso, agendando e gerenciando fóruns e chats, mediando discussões, negociando regras, determinando diretrizes.

    A função técnica está vinculada ao conhecimento e às tecnologias. O tutor deve conhecer bem a tecnologia e ser capaz de fazer com que todos os alunos se sintam confortáveis no uso dos instrumentos necessários à comunicação online.

    Convém anotar que as funções se mesclam e se completam nas ações do tutor na prática, como, por exemplo em um chat, o tutor exerce todas as funções ao mesmo tempo.

    Achei brilhante este relato acerca do Tutor da EaD, no exercício de suas funções primordiais, ou seja, o exercício da mais moderna forma de ensino-aprendizagem.

    ResponderExcluir