Dentre as principais ações didáticas que os tutores devem desenvolver podemos citar a elaboração do planejamento, organização das atividades que serão desenvolvidas e o tempo necessário para dar atenção aos alunos, de modo a conduzi-los para o aprendizado estimulando seus ideais, desejos e valores.
Nas aulas deve predominar o processo de ensinar e aprender onde se criam, desenvolvem e se transformam as condições necessárias para que os discentes assimilem conhecimentos, desenvolvam habilidades e demonstrem através de atitudes suas competências no âmbito pessoal e profissional.
O tutor atua como um articulador entre os alunos e o conhecimento, estimulando, orientando, conduzindo e reconduzindo as participações e as discussões, criando novas possibilidades de construção do conhecimento.
Independente do ambiente que o tutor esteja utilizando, é importante que ele saiba mediar grupos heterogêneos, mantendo a harmonia do curso e estimulando permanentemente a participação dos alunos, respeitando suas diferenças e o seu processo de construção de aprendizagens. É importante ainda que ele permaneça durante todo o curso incentivando e mantendo o interesse do grupo pelo estudo, como conhecedor do tema e que, por isso, deve questionar e sugerir a ampliação do conhecimento, sugerindo sites, leituras complementares, para aprofundamento do tema, participação em listas de discussão, seminários, entre outros.
Além disso, o tutor deve desenvolver as seguintes ações no decorrer do curso:
ü Comentar os trabalhos realizados pelos alunos;
ü Corrigir as avaliações dos estudantes;
ü Ajudá-los a compreender os materiais do curso através das discussões e explicações;
ü Responder às questões;
ü Ajudar os alunos a planejarem seus trabalhos;
ü Fornecer informações por e-mail;
ü Supervisionar trabalhos práticos e projetos;
ü Atualizar informações sobre o progresso dos estudantes;
ü Fornecer feedback aos coordenadores sobre os materiais dos cursos e as dificuldades dos estudantes; e
ü Servir de intermediário entre a universidade e os alunos.
Ao final da disciplina o tutor complementa sua tarefa docente transmitida através do material didático, dos grupos de discussão, listas, correio-eletrônico, chats e de outros mecanismos de comunicação, como o blog. Assim, torna-se possível traçar um perfil completo do aluno: por meio do trabalho que ele desenvolve, do seu interesse pelo curso e da aplicação do conhecimento pós-curso. O apoio tutorial realiza, portanto, a intercomunicação entre professor, tutor e aluno que intervém no sistema e os reúne em uma função tríplice: orientação, docência e avaliação.
Bacana os seus comentários, Kamila. Realmente seja qual for o ambiente no qual o tutor esteja trabalhando, a sua capacidade de mediação é importantíssima, ainda mais se tratando de pessoas com pensamentos, ideias e comportamentos distintos, situações que encontramos no cotidiano docente.
ResponderExcluirUma das características que aprecio, no que diz respeito a atuação do tutor, é o estímulo à pesquisa. O aluno não deve ficar satisfeito apenas com o material didático do AVA, ele deve ser estimulado a procurar novas fontes de pesquisa, assim poderá buscar novos pensamentos e abordagens.