terça-feira, 4 de outubro de 2011

PLANEJAMENTO DE DISCIPLINA EM EAD

Atividade de Portfólio
Em seu portfólio, escreva as principais ações didáticas que os tutores devem desenvolver e planejar ao ministrar uma disciplina.
PLANEJAMENTO DE DISCIPLINA EM EAD
1. Atividades a serem realizadas antes do início da disciplina
  • Leitura do material da disciplina (apostilas, textos complementares) para relembrar o conteúdo que será abordado e verificar a necessidade de aprofundamento em algum tópico específico;
  • Participação da reunião com o professor formador/conteudista. Tomar conhecimento da metodologia adotada pelo professor, para que, em conformidade com ela, possa elaborar seu próprio plano de ação para a disciplina.
  • Organizar a agenda da disciplina contemplando as datas e horários de:
o Encontro inicial;
o Fóruns;
o Chats;
o Encontro Final;
o Avaliação da disciplina.
· Planejar e organizar o material do encontro inicial (apresentação, recursos audiovisuais, atividade de integração e familiarização com a disciplina);
· Planejar e organizar o material do encontro final (apresentação, recursos audiovisuais, atividade de fechamento da disciplina);
· Planejar os fóruns: definir temática; preparar questões norteadoras; selecionar recursos audiovisuais (vídeos, músicas) relacionados com a temática abordada e que possam estimular a participação dos alunos;
· Planejar os chats: definir temática; duração; questões norteadoras; tempo destinado ao debate de cada questão, elaborar as regras de conduta para os chats.
2. Atividades a serem realizadas durante os fóruns da disciplina
· Escrever postagem inicial convidado os alunos à participação e apresentando a temática inicial do fórum;
· Interação com os alunos;
· Ajudar o aluno a esclarecer suas dúvidas, convidando-o para o debate das questões fomentadas pelas dúvidas;
· Inserir as questões norteadoras previamente planejadas;
· Conduzir a discussão do fórum de modo a mantê-la focada na temática da disciplina;
· Utilizar os recursos audiovisuais selecionados, tornando a atividade do fórum mais dinâmica;
· Identificar os alunos ausentes e chamá-los ao debate (utilizando a ferramenta de mensagem individual), lembrando-os da importância de sua participação para o enriquecimento da discussão.
3. Atividades referentes às mensagens
· Escrever mensagens que convidem os alunos à participação e apresentando a temática da disciplina;
· Utilizar a ferramenta da mensagem para chamar os alunos ausentes para a participação e interação com o grupo;
· Ajudar o aluno a esclarecer suas dúvidas, convidando-o a debater as questões fomentadas pela dúvida;
· Interação com os alunos por meio de mensagens;
· Enviar links de materiais que possam ajudar os alunos na construção do conhecimento acerca da temática abordada na disciplina.
· Responder às dúvidas dos alunos em prazo de 24 horas.
4. Atividades a serem realizadas durante os chats da disciplina
· Estar presente um pouco antes do horário marcado para que possa, desse modo, recepcionar a turma;
· Acolher aos alunos quando da chegada, utilizando saudações como “Boa noite!” (que seja adequada ao momento em que o chat ocorre);
· Lembrá-los temática central e da duração do chat (os quais devem ter sido informados aos alunos quando do convite à participação no chat);
· Lembrá-los da importância da participação de cada um;
· Apresentar a primeira questão norteadora;
· Convidar os alunos para o debate das temáticas fomentadas pela questão norteadora;
· Observar os alunos que estão presentes na seção de chat, mas não estão participando;
o Chamar esses alunos à participação questionando sua opinião acerca do que está sendo discutido pelo grupo;
· Inserir as demais questões norteadoras assim a discussão se mostrar em declínio ou assim que o tempo planejado para a mesma estiver esgotado (Esta situação pede a avaliação do caso concreto e das necessidades da turma)
· Conduzir a discussão do chat de modo a mantê-la focada na temática escolhida evitando que os alunos se percam em assuntos paralelos;
5. Atividades a serem realizadas ao final da disciplina
· Realizar o encontro final da disciplina e aplicar as avaliações;
· Agradecer aos alunos pela participação na disciplina e convidá-los a expressar suas opiniões acerca da condução da mesma via fórum ou mensagens;
· Fazer a correção das atividades e avaliações;
· Preencher o diário ou mapa de notas;
· Entregar o material corrigido e mapa de notas à secretaria do curso;
· Fazer auto-avaliação da conduta durante a disciplina, identificando os pontos que devem ser trabalhados.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Cara Priscilla,

    Boa noite.

    Os comentários que faço a seguir referem-se ao conteúdo que você escreveu sobre "as principais ações didáticas que os tutores devem desenvolver e planejar ao ministrar uma disciplina".

    De um modo geral, introdutoriamente, gostaria de fazer um comentário abrangente, no qual parabenizo pela extensão e preocupação com abrangência que você demonstrou ao construir seu trabalho.

    Para finalizar esta introdução, gostaria de expressar que pretendo comentar, seguindo a sua seqüência e organização, basicamente aqueles assuntos que me chamaram a atenção, por conter alguma coisa com a qual eu inteiramente não concordasse ou algo que me chamasse a atenção por omissão. Por outro lado, comentários que sinta excepcionais segundo a minha percepção serão também destacados.

    Passemos, então, aos comentários:

    1. Atividades a serem realizadas antes do início da disciplina

    Considerando que a autonomia do tutor, no modelo desenvolvido pela UFC, não contempla a DEFINIÇÃO DE TEMÁTICA para Fóruns e, muitas vezes também não a DEFINIÇÃO DE TEMÁTICA para chats, embora este último possa eventualmente ocorrer, sugiro que a aluna revise o seu conteúdo neste sentido. Abaixo transcrevo o conteúdo a ser revisado:

    Planejar os fóruns: definir temática; preparar questões norteadoras; selecionar recursos audiovisuais (vídeos, músicas) relacionados com a temática abordada e que possam estimular a participação dos alunos;
    Planejar os chats: definir temática; duração; questões norteadoras; tempo destinado ao debate de cada questão, elaborar as regras de conduta para os chats.

    2. Atividades a serem realizadas durante os fóruns da disciplina

    Nada a comentar

    3. Atividades referentes às mensagens

    Nada a comentar


    4. Atividades a serem realizadas durante os chats da disciplina

    Nada a comentar

    5. Atividades a serem realizadas ao final da disciplina

    Com relação a este tópico, recomendo à docente-aluna (Priscilla) a inserção do tópico “Fazer a correção das atividades e avaliações” como conteúdo permanente, ao término de cada aula, e não ao final da disciplina. Esta orientação tem como objetivo facilitar a vida do tutor, pois, dependendo do tamanho da turma, ao final terá dificuldades de avaliar. Além disto, estará fragilizada diante da perspectiva de o aluno se submeter com uma avaliação negativa, não tendo tido tempo para reorientar seu curso (o aluno).
    De um modo geral, senti, para finalizar, que a colega avaliada expressou pouco sobre avaliações e freqüências, a nível de periodicidade e importância. Por exemplo: como e com que periodicidades avalia e registra as participações diárias nos fóruns. Idem com relação aos portfólios e chats.
    Situações adversas, como distância do tutor e o restante da cadeia do conhecimento (professor titular e acima), também não foram ventiladas.

    Existe uma certa visão de linearidade, que me preocupa, na exposição.

    O texto, no meu entender, ficaria mais rico, envolvesse a autora um pouco mais de “realidade” à contextualização.

    Esta sugestão, agregada aos valores de planejamento citados, daria um cunho dialógico mais apropriado e construtivista.

    Este meu entendimento.

    ResponderExcluir
  3. Olá, João!
    Obrigada pelas considerações. Entretanto, friso que as atividades foram enumeradas de acordo com o que foi solicitado pelo professor em seu enunciado. Em nenhum momento foi solicitado um texto reflexivo quanto à atividade de tutor e sim: as principais ações didáticas que os tutores devem desenvolver e planejar ao ministrar uma disciplina.
    Reforço também que tanto nesta quanto nas demais atividades busco atentar para a realidade do ambiente de EAD de maneira geral e não especificamente no caso da UFC. E pedagogicamente é comum o planejamento das atividades ser feito pelos tutores e professores conteudistas.

    ResponderExcluir