quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Principais ações didáticas que os tutores devem desenvolver e planejar ao ministrar uma disciplina

O tutor dentro da EAD desempenha um papel fundamental, é o profissional que está mais em contato com os alunos, aquele que os acompanha diariamente e que procura entender melhor cada um deles. Como sabemos, o aluno da modalidade EAD precisa desenvolver uma autonomia em relação aos seus estudos. Assim, temos o tutor como o indivíduo que prestará suporte aos alunos, que irá instigá-los, buscando desenvolver no aluno suas potencialidades.

O processo de compreender o aluno não é tão fácil, nem todos possuem fácil adaptação ao ensino a distância, muitos possuem receio, preconceito e desconfiam de tal modalidade. Cabe ao tutor aproximar esses alunos, procurar adequá-los a modalidade de ensino.
Para isso, o tutor deverá desenvolver suas ações didáticas, objetivando o êxito na disciplina.
Cito algumas ações:
1. Antes do contato com a turma, deverá planejar a metodologia que irá adotar durante o período da disciplina.
2. Destacar no conteúdo utilizado na disciplina os pontos mais importantes a serem observados, afim de direcionar as discussões mais pontuais.

3. Definir o horário em que irá adentrar no AVA, durante o exercício da tutoria junto aos alunos.
4. Apresentar-se aos alunos, informando as ferramentas utilizadas no AVA, e como se desenvolverá a disciplina, no que se refere as atividades planejadas e as suas devidas pontuações.
5. Estimular os alunos a procurarem outras fontes de pesquisa, além do conteúdo fornecido no AVA. Dessa forma, o aluno poderá visualizar outra opiniões e modos de se ver determinado assunto, o que poderá auxiliar o aluno a desenvolver senso crítico.
6. Mediar e incentivar as discussões no fórum, contribuindo na interação.

7. Preparar os assuntos e a metodologia a ser utilizada nos chats.
8. Identificar os alunos que não participam ativamente das atividades desenvolvidas, enviando-lhes e-mail ou utilizando outras ferramentas, para incentivá-los.
9. Aproveitar ao máximo o tempo nos encontros presenciais, seja no desenvolvimento dos assuntos abordados ou para conhecer melhor a turma.
10. Deixar o aluno bem informado no que se refere ao seu rendimento.
11. Cumprir as datas estabelecidas.

Um comentário:

  1. Felipe, achei interessante as tuas reflexões sobre o papel do tutor. Nos faz lembrar que o fato de estarmos em contato todos os dias com os alunos já faz da atividade ttutorial uma distinção se pensamos no modo presencial. Nesse sentido, e concordando contigo, o tutor tem o poder de transformar o ambiente de aprendizagem em um espaço animado, estimulando, assim, a participação de todos, fomentando a descoberta das potencialidades de cada um.

    ResponderExcluir